E 2017 começou como um ano promissor!

Além do Campeonato Internacional em Março com o Sub 19 e Seleção Feminina, novos projetos em Poços de Caldas e Brasília e grandes expectativas para o Masculino T20 Nacional, temos uma representante do Cricket Brasil em estágio com uma das mais fortes comunidades de cricket do planeta: Cricket Australia.

Roberta Moretti está trabalhando dentro dos escritórios do Cricket Australia e Cricket Victoria durante quatro semanas para aprender sobre os projetos incentivados, participação do cricket no país, marketing e estruturas do desenvolvimento do esporte. Como parte do estágio, Roberta também realizará cursos de Planejamento Estratégicos e Marketing, com Australian Institute of Management  e RMIT University.

Essa oportunidade foi oferecida para o Cricket Brasil através de uma parceria com o DFAT (Department of Foreign Affairs Trade) e é considerada importante pelo governo para avançar em objetivos de desenvolvimento em comum.

ICC e Cricket Australia

Há também o apoio da ICC para que o melhor seja aproveitado dessa experiência. Durante o segundo semestre, o Cricket Brasil irá receber um representante da Austrália para continuar o intercâmbio. Atualmente, cricket é o esporte mais praticado na Austrália, com projetos esportivos para crianças à partir dos 5 anos de idade nas escolas. Na última estimativa, 1.3 milhões de pessoas jogaram cricket em 2015-2016, sendo que 25% dos participantes são mulheres, área de maior crescimento no momento.

Big Bash League e Womens Big Bash League

Estabelecido em 2011 pelo Cricket Australia, o Big Bash League (BBL) é um campeonato nacional em formato T20 com oito equipes baseadas no país. O BBL foi estabelecido com um objetivo em mente: atrair e engajar novos fãs (jovens, famílias e público feminino) para o cricket e proteger o futuro do jogo.

E parte da estratégia foi de desenvolver a mesma liga para mulheres, o que aconteceu em 2015 com o mesmo conceito, mesmas equipes e estrutura. E foi tão bem recebido quanto a própria BBL! Um dado interessante, um jogo entre equipe de Melboure WBBL no último ano teve 12,901 espectadores o que pode se comparar com a média da WNBA de 7,318 fãs em 2015.

Desde sua concepção, a Liga tem níveis de audiência massivos e tem sido um passo fundamental no crescimento do esporte entre o novo público. Jovens, família e mulheres estão cada vez mais próximos do cricket australiano e os números refletem isso.

Cricket Victoria: http://www.cricketvictoria.com.au/

Big Bash League/Womens Big Bash League: http://www.bigbash.com.au/

Que venham novas ideias e trabalharemos para cada vez termos um maior apoio e profissionalização do Cricket no Brasil!