Artigo de Paulo Vitor Campor – Esporte Poços

A Caixa Econômica Federal, através da Ong Moradia e Cidadania, composta por funcionários do banco, passa a apoiar cinco projetos de cricket realizados na cidade. A cerimônia de formalização da parceria com a Associação Brasileira de Cricket aconteceu na manhã de ontem na agência localizada no Vila Cruz.

Para o professor Matt Featherstone, responsável pelo sucesso do esporte na cidade, a parceria marca um novo ciclo no esporte de Poços de Caldas e vem para alavancar o cricket no cenário nacional e mundial. O patrocínio firmando ontem com a Caixa é o maior desde que os projetos foram implantados na cidade. “Foi uma data especial e nós dos projetos estamos muito felizes com esta parceria que muito vai ajudar as comunidades da cidade”, disse Featherstone.

Além de representantes do cricket local, como Featherstone e os professor Richard Avery, Roberta Avery e Alexandre Felipe, estiveram presentes Maristela Jorge Mitre, representante do Comitê Regional da Moradia e Cidadania, Ong dos funcionários da Caixa, Manoel Alejandro Casteñeda, gerente estadual de projetos sociais e culturais da Moradia e Cidadania, além de representantes da Caixa Econômica de Belo Horizonte. “Avaliamos todo o projeto e vimos aqui um grande potencial devido a atender um grande número de pessoas praticando cricket. O projeto de cricket realizado em Poços de Caldas se encaixa muito bem na nossa filosofia de apoio. Atende direta e indiretamente a uma grande quantidade de jovens num trabalho muito bem feito”, disse Casteñeda.

Durante o evento o professor Featherstone explicou como funcionam os projetos, mostrou um pouco sobre o esporte e destacou os resultados obtidos pelos atletas da cidade. Os cinco projetos beneficiados na cidade com o apoio da ong são Lar Criança Feliz, PMJ Vilas Unidas, Novo projeto Santa Maria, Novo projeto Galpão das Artes e Casa do Caminho.

Atualmente, cerca de 1.250 pessoas jogam cricket nos projetos de Poços. A expectativa é que com os novos projetos este número aumente para 1.600 praticantes na cidade.

“Novo campo”

Matt Featherstone aproveitou para falar ao Mantiqueira em que em breve as equipes de Poços de Caldas terão um espaço cedido pela prefeitura para a prática do cricket. Segundo ele, até o início do ano o antigo campo de golfe localizado na zona sul terá uma área exclusiva para a prática do esporte. “A prefeitura vai deixar a gente usar um parte do local para fazer um campo e isto vai facilitar muito para nosso esporte.

Hoje temos que usar o Bandolão apenas uma vez por mês e quando o campo da zona sul ficar pronto este problema não mais existirá”, falou Featherstone.

“Ong Moradia e Cidadania”

A Moradia e Cidadania, em âmbito nacional, desenvolve projetos sociais, prioritariamente nas áreas de Educação e Geração de Trabalho e Renda a fim de contribuir com a inclusão social de família brasileiras. Em 2016, beneficiou cerca de 39 mil pessoas com os projetos sociais desenvolvidos em todo o país.

A Ong tem sido uma grande articuladora a favor da viabilidade de diversas ações estruturantes. Os projetos são desenvolvidos em parceria com a Caixa, instituições do Terceiro Setor e governos municipais, estaduais e federal.