Artigo de Paulo Vitor Campos – Esporte Poços

A quinta-feira (4) foi um dia muito importante para os projetos de cricket realizados em Poços de Caldas. Aproveitando sua vinda à cidade, Otávio Carvalheira, presidente da Alcoa no Brasil, visitou o Galpão das Artes, um dos locais que recebe o projeto, e conheceu sobre a modalidade, que passa a ter apoio da empresa multinacional através da Lei de Incentivo Federal ao Esporte.
“É um prazer muito grande estar em Poços de Caldas para conhecer de perto como está sendo feito este belo trabalho realizado pelo Matt Featherstone e fiquei maravilhado com o que vem sendo feito. Para a Alcoa, ter a oportunidade de participar de um projeto tão bem feito como este é motivo de muito orgulho e é mais um exemplo da nossa integração com a comunidade e uma forma de darmos nossa contribuição para ver estas crianças se desenvolverem no esporte, mas também na educação. Estas duas coisas andam em paralelo”, falou Carvalheira, destacando a inovação que o cricket traz ao Brasil.

“Ainda é um esporte pouco conhecido no Brasil e abre uma nova frente de oportunidade para o jovem se desenvolver na atividade. Quem sabe um dia, com esta garotada, não chegaremos ao topo do ranking mundial de cricket”, falou Carvalheira, impressionado com o número de praticantes na cidade. “São mais de três mil pessoas neste programa e a gente acredita que através deste tipo de atividade, que complementa a escola, as crianças possam focar em algo que agrega”, continuou o presidente.

A escolha
A Associação Brasileira de Cricket, que coordena vários projetos em Poços de Caldas e atende crianças e jovens, a maioria da zona sul, foi uma das instituições escolhidas para ser beneficiada com recursos da Alcoa por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, em 2019. Este apoio possibilitará dobrar o número de crianças e jovens atendidos pelos projetos. Esta é a segunda vez que a Alcoa apoia o projeto de cricket. Em 2018, a Associação Brasileira de Cricket foi beneficiada com um Action (ação comunitária), que garantiu a doação de R$ 10 mil, recursos do Instituto Alcoa. Além do presidente da Alcoa no Brasil, o Galpão das Artes recebeu ainda a presença de Walmer Rocha, gerente de Operações da Alcoa Poços, do prefeito Sérgio Azevedo e do secretário de Esportes Wellington Guimarães, o Paulista.
“O cricket é o projeto que mais cresce na cidade e temos a felicidade de ser um dos parceiros. No final de 2017 demos um campo para eles e hoje eles contam com um local com dimensões oficiais para seus jogos e ali eles podem receber seus campeonatos, as aulas dos projetos, enfim, desenvolverem o esporte. Com isto Poços de Caldas vem se tornando a capital brasileira do cricket e ficamos orgulhosos deste exemplo.

A Secretaria de Esportes apoia todos os esportes, mas o cricket vem se destacando bastante pela grande quantidade de crianças que envolve num projeto esportivo e social realizado com muita competência pelo Matt. Estamos felizes com o resultado e aproveito para agradecer a Alcoa, grande parceira. Com união de forças o projeto só tem a crescer e com isto a cidade ganha também”, falou o prefeito Sérgio Azevedo.

Parceiros
Além da Alcoa, o cricket tem como parceiros a Caixa Econômica Federal – Ong Cidadania e Moradia, Associação Atlética Caldense, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Hotel Minas Gerais, Departamento Municipal de Eletricidade, Caixa Econômica Federal e ICC Mundial.

Crescimento
Matt Featherstone, responsável por trazer o cricket para o Brasil e Poços de Caldas, comemora a parceria com a Alcoa. Para ele o crescimento do esporte na cidade segue um rumo veloz e com um sucesso impressionante. “Coisas boas atraem coisas boas. A Alcoa está abraçando nossos projetos e vai ajudar muito no crescimento do cricket em Poços de Caldas. Este tipo de parceria é raro e a população de Poços e a família do cricket agradece demais. Com esta ajuda vamos levar as crianças para uma nova etapa, estou muito feliz. Conversei com o presidente Otávio Carvalheira e ele nos disse que tem interesse de seguir conosco neste projeto por muito tempo e também queremos esta parceria por muitos anos”, falou Featherstone.